A SOCIEDADE DE LETRAS DE SCHILLER

14/09/2015 14:34

Frederico Spencer

 

Foi em resposta a um racionalismo exacerbado, apregoado pelo iluminismo, movimento cultural fundado pela elite de intelectuais do século XVII na Europa, que os poetas Schiller e Goethe, fundaram o movimento literário romântico Sturm und Drang (1760/1780), na tentativa de trazer ao povo alemão uma nova formação, que libertasse o homem das amarras de um pensamento lógico-formal e que o reintegrasse à natureza.

Foi estudando a Grécia antiga, berço da cultura ocidental e de uma prática democrática avançada, que Schiller encontrou as bases filosóficas para a estruturação de uma produção artística. A postulação grega, que tinha por objetivo o realismo, que se baseava na beleza estética, procurava exaltar a beleza humana, através de suas formas, por acreditarem na semelhança entre os homens e os deuses. Assim, os gregos construíram uma sociedade democrática que se destacou por sua cultura refinada e pelo seu poder de influência que contaminou todo o ocidente.

Para Schiller, a modernidade trazida pela proposta iluminista, que preconizava o poder da razão sobre todas as coisas, separou o homem da natureza, fragmentando-o, tornando-o um ser mecânico, dissociado de suas questões existenciais. O homem moderno é um ser cindido e vivenciando sua fragmentação, perde o senso ético, afastado que está de seu self, de sua cultura.

Em sua proposta Schiller trazia a arte como um ideal pedagógico, entendendo seu poder de fazer a união entre razão e sensibilidade. A arte na prática leva o artista e o espectador a outro nível de entendimento de mundo. O artista em seu trabalho usa a razão e a intuição para expressar em sua obra novas significações do mundo e o espectador, resignifica essas mensagens através da razão e de sua espiritualidade. Tal movimento impõe a ambos o equilíbrio de suas forças psíquicas, fundamento necessário para o crescimento psicológico para a formação do ser social.

Schiller tinha como intenção unir sensibilidade, razão e ética, como projeto integralizador da alma humana, tendo como efeito a criação das bases de uma sociedade justa e democrática através da produção de uma arte integralizadora que unisse homem e natureza para a construção do todo social.

A produção artística é parte do legado histórico e cultural de uma sociedade. O imaginário coletivo constitui a espécie humana e individualiza cada ser social, refere-se à capacidade da mente criar representações dos objetos recriando o mundo exterior, é a forma como o homem interfere em sua realidade, transformando-a.